Profissionais/ Destaque

Hello, Hoje vim falar um pouco dos profissionais que se destacam no munda da moda, como: Coco Chanel e Osklen


Coco Chanel

Gabrielle Bonheur Chanel, posteriormente conhecida como Coco Chanel, se tornaria uma das estilistas mais conhecidas do mundo ocidental, deixando sua marca no universo da moda e dos perfumes. Seu estilo luxuoso eterniza sua criação, as famosas essências, como o Chanel nº 5, e a alta-costura feminina.
Coco nasceu em Saumur, localizada na região administrativa da Pays de la Loire, na França, no dia 19 de agosto de 1883, no seio de uma família que contava, além dela, com mais quatro filhos, duas garotas e dois meninos. Seus pais eram pessoas humildes, o pai um caixeiro-viajante e a mãe uma empregada doméstica. Com o falecimento desta, ela passou a ser educada em uma escola interna.
Ao sair do colégio, com vinte anos, Gabrielle fez algumas tentativas na área da dança e do teatro. Cinco anos depois ela se uniu a Etieene Balsan, um próspero negociante de tecidos. Mas só em 1910 ela se apaixonou de verdade, por Arthur Boyle, que contribuiu para que a futura estilista inaugurasse sua primeira loja de chapéus.
Ao lado de seu novo amor, Gabrielle começa a frequentar as altas esferas francesas, seus negócios se tornam prósperos e renomados. Após o abandono de Boyle, seguido logo depois por sua morte em um acidente, ela inaugura sua primeira loja de costura. A estilista segue colecionando relacionamentos controvertidos, ao lado de nobres, homens muito ricos e políticos influentes.
No círculo da moda ela inova, subverte os padrões, se destaca pioneiramente em uma esfera que só reservava o sucesso para o sexo masculino. A estrela da moda se tornaria a criadora da célebre empresa de moda feminina Chanel S.A. O nome que a consagraria, ‘Coco’, foi escolhido quando ela ainda se aventurava no universo musical, cantando em pequenos cafés, entre 1905 e 1908.
Coco viveu em um período bastante conturbado, a era que vivenciou as terríveis guerras mundiais. Quando o exército de Hitler invadiu a França, Chanel já era famosa por seus chapéus, suas criações com aparência masculina, e por seu mais conhecido conceito, o do ‘pretinho básico’. Sua essência mais célebre, de 1922, também já perfumava a pele feminina.

Osklen

A história da Osklen teve início em 1986, quando, aos 25 anos de idade, o médico Oskar Metsavaht desenvolveu artesanalmente o primeiro casaco, testado em uma expedição ao monte Aconcágua, nos Andes, realizando pesquisas sobre o condicionamento físico de atletas àquelas condições climáticas. Primeiro brasileiro a escalar o Mont Blanc naquele mesmo ano, Oskar aproveita para divulgar o seu trabalho de pesquisa em medicina do esporte e os seus casacos junto aos amigos.

Foi assim que, em dezembro de 1989, inaugurou a primeira loja Osklen no balneário turístico de Búzios, investindo US$ 7 mil. Embora parecesse um erro vender roupas para neve em uma cidade praiana, o público que freqüentava os hotéis de Búzios era o mesmo que visitava países frios. Essa foi a oportunidade percebida pelo fundador para vender seus casacos de neve. Além dos casacos, para incrementar o mix de produtos da loja, passou a vender mochilas, camisetas e bermudas.
De lá para cá a grife cresceu muito, porém manteve sempre seu estilo inovador,  fazendo um contraponto entre a natureza e o moderno, o orgânico e o tecnológico. Ao  longo da década de 90 foram vários os eventos esportivos e expedições em que  Oskar participou ou promoveu, sempre tirando proveito desses eventos para divulgar  a marca. Além do snowboarding, a marca ampliou as coleções com produtos para  surf, trekking, skate, etc., além da linha fashion - tudo sempre com muita pesquisa em  design e tecnologia têxtil. O diferencial das peças está nos acabamentos especiais e   nas séries limitadas que conferem exclusividade à grife. 
Moda, arte, cultura, design e meio ambiente compõe a decoração das lojas, projetadas por uma equipe do departamento voltado para o design e ambientação, formada por arquitetos, designers, decoradores e vitrinistas da própria Osklen. Pequenos detalhes, como objetos trazidos de expedições, os móveis de madeira de demolição, o aroma exclusivo e até as revistas nacionais e internacionais são minuciosamente selecionados para garantir o encantamento de quem entra nas lojas. O sucesso da Osklen pode ser percebido em seus números. Atualmente, a OSKLEN tem 53 lojas no Brasi, quatro lojas em Portugal, duas lojas em Milão e Nova York, uma em Tóquio, Roma, além de showroom em Nova York, Los Angeles, Athenas, Milão e de exportar para Japão, Chile e Oriente Médio. A marca também vende seus produtos através de 300 lojas multimarcas.

site: http://www.infoescola.com/biografias/coco-chanel/ e http://www.varejista.com.br/cases/235/osklen

Nenhum comentário:

Postar um comentário