Curiosidades

A moda surgiu em meados do século XV no início do renascimento europeu. A palavra moda significa costume e provém do latim modus. A variação da característica das vestimentas surgiu para diferenciar o que antes era igual, usava-se um estilo de roupa desde a infância até a morte.
A partir da Idade Média, as roupas eram diferentes seguindo um padrão que aumentava segundo a classe social, houve até leis que restringiam tecidos e cores somente aos nobres.
A burguesia que não era nobre, mas era rica, passou a imitar o estilo nobre das roupas iniciando um processo de grande trabalho aos costureiros que a partir de então, eram obrigados a produzirem diferentes estilos para diferenciar os nobres dos burgueses.
Com a revolução industrial no século XVIII, o custo dos tecidos diminuiu bastante, em 1850 com a invenção das máquinas de costura o custo dos tecidos caiu ainda mais.

A partir de então, até os mais humildes puderam comprar roupas melhores.
Mesmo após a facilidade das confecções, as mulheres ainda eram privadas da modernidade continuando a usar roupas sob medida. A partir desta dificuldade, surgiu a alta costura que produzia diferentes estilos por meio de estilistas que inventavam tendências.

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Desde a Pré-História os homens usam vestimentas. No início, eram feitas de folhas, peles e tecidos e serviam, principalmente, para proteger o corpo do frio e para enfeitá-lo. Com o passar dos anos, cada povo aperfeiçoou a forma de produzir as peças e desenvolver diferentes modelos.

Mas a moda - maneira de se vestir com o objetivo de diferenciar culturas, classes sociais e o homem da mulher - surgiu na Europa no século 15, durante a Idade Média. Naquele tempo, os nobres criavam roupas volumosas, feitas de tecidos caros, com o objetivo de se destacar. Artesãos eram responsáveis por confeccioná-las.

Depois que os burgueses (classe social formada por comerciantes) começaram a enriquecer, passaram a copiar o modo de as pessoas da corte se vestir. Era forma de mostrar que também tinham poder.

Os primeiros grandes destaques da moda foram o rei Luís XIV e a rainha Maria Antonieta, que viveram em épocas diferentes na França. Vaidosos, preocupavam-se muito com a aparência. Suas roupas chamavam a atenção de todos. 

Para ter uma noção, o sapato de salto - que muitas mulheres gostam de usar - ganhou destaque porque o baixinho Luís XIV queria um calçado que o deixasse mais alto. Esse é exemplo de como influenciou a moda.

ALTA-COSTURA
Para diferenciar ainda mais os ricos das demais classes sociais, o costureiro inglês Charles Frederick Worth desenvolveu, no século 19, a alta-costura na França. Trata-se da produção de peças exclusivas, muito caras e para poucos clientes. Worth também criou roupas de acordo com as estações do ano. É o que, hoje, você vê na TV, lojas ou revistas como coleção primavera - verão e outono - inverno.

Com o tempo, estilistas apareceram e a moda se tornou uma indústria, passando também a fabricar peças em grande quantidade para toda a população.

Roupas mudam de acordo com a época

Moda é mais do que desfiles e modelos bonitas. Desde sua criação está ligada aos acontecimentos históricos de cada época. O modo de a mulher se vestir foi o que mais sofreu transformações ao longo dos tempos. De roupas volumosas e espartilhos (tipo de cinta que aperta a cintura), passou a usar trajes parecidos com os dos homens quando precisou trabalhar durante a Segunda Guerra Mundial, nos anos 1940. Com o término da batalha, as peças mais femininas e delicadas voltaram ao guarda-roupa.

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Pesquisa salarial exclusiva para o mercado de moda acaba de ser concluída





Acaba de ser concluída a Pesquisa Salarial Carreira Fashion 2011, realizada pelo Carreira Fashion, que é a maior referência em empregos no segmento de moda no Brasil. Ao longo de 7 anos de atuação, foi detectada a grande necessidade das empresas e profissionais obterem informações sobre as práticas salariais desse mercado. Diante desse quadro, a Carreira Fashion resolveu mapear as diversas profissões específicas da área para pesquisar e divulgar as respectivas médias salariais.
“Recebemos muitos pedidos de orientação salarial tanto de candidatos como de empresas de todo o país”, conta o Prof. Dr. Airton Embacher, diretor do Carreira Fashion. Por estar atenta às novidades importantes para quem busca ou oferece uma nova oportunidade na moda, a empresa colheu dados para possibilitar essa pesquisa, de maio a setembro de 2011. “Vamos oferecer um importante material de consulta para as empresas utilizarem como referência no desenvolvimento de seus planos de cargos e salários”, completa.
A metodologia utilizada na pesquisa foi um pouco diferente do tradicional por conta das particularidades do setor, que não são poucas, segundo mostra o seu resultado.  “Pra começar, a profissão de moda no Brasil não é regulamentada e não possui pisos salariais. Somente as costureiras têm sindicato e piso. Além disso, nomenclaturas de cargos e suas funções não são padronizadas aqui. Nosso mercado de moda vem se profissionalizando bastante ao longo dos anos mas tudo ainda é muito recente”, explica Angela Valiera, Designer de Inovação e Novos Negócios da empresa e responsável pela coordenação da pesquisa. “Cada região usa um nome para a mesma função, sendo que cada uma delas tem descrições e funções diferentes”, acrescenta.
No mercado de moda há variáveis também com relação ao segmento de atuação da empresa dentro da cadeia têxtil. Porém, a capacitação, os conhecimentos, habilidades e atitudes exigidos pelas empresas para cada um desses cargos é praticamente o mesmo. “Em função disso, o Carreira Fashion não trabalha com cargos em seu site, tanto no cadastramento de vagas quanto de currículos, bem como não trabalhou assim na pesquisa. Trabalhamos com o cruzamento de área de atuação com nível hierárquico”, revela Angela.
Alguns números da pesquisa:
306 empresas de todos os elos da cadeia têxtil responderam à pesquisa, que também contou com a análise de salários oferecidos em 1.047 vagas do banco de dados do Carreira Fashion;
No total, foram pesquisadas 43 áreas de atuação, sendo cada área dividida em três níveis hierárquicos (Auxiliar / Assistente; Profissional  Pleno;  Supervisor / Coordenador / Gerente) nas áreas de Criação, Produção Industrial, Negócios da Moda e Comunicação em Moda;
A média da bolsa auxílio para estágio em moda no Brasil é de R$ 836,62;
O tempo médio para o candidato conquistar uma colocação no mercado é de 2,8 meses.
site: http://www.fashionbubbles.com/destaque/pesquisa-salarial-exclusiva-para-o-mercado-de-moda-acaba-de-ser-concluida/

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Você sabia?

- Os primeiros botões de roupa eram feitos com osso e metal


A bermuda foi batizada com o nome de sua terra natal, as 

ilhas Bermudas, localizadas no Caribe. Ela surgiu entre os 

anos 30 e 40 como uma forma de driblar as leis locais, que 

impediam as mulheres de mostrar as pernas.


Um dos itens mais utilizados nas seções de fotos de 

catálogos de moda é a fita crepe. Muitas vezes a roupa fica 

enrugada e, para que saiam perfeitas nos cliques, são 

presas com a fita atrás do corpo das modelos.


As peças mais antigas que o homem criou para proteger 

seus pés foram as sandálias, inventadas pelos egípcios há 

mais de 5.000 anos. Ao longo dos séculos, vieram os 

sapatos. Mas só em meados de 1850 começou a haver uma 

distinção visível entre os pés direito e esquerdo.


 O espartilho é uma peça de lingerie que causava 

problemas seriíssimos para as
 mulheres do século XV ao 

XIX, época em que foi popular. Para ostentar aquela 

cinturinha fina, elas eram obrigadas a apertar os seios para 

cima com os cordões da peça.





site: http://www.guiadoscuriosos.com.br/categorias/3843/1/moda.html

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 O curso de moda é focado em conteúdos relacionados a ciências humanas e processo criativo tais como desenho artístico, história da arte, estilismo e criação, no entanto, por se tratar de uma área ampla e que permite diferentes campos de atuação, você pode encontrar cursos de Moda com foco em áreas diversas.
De um modo geral há 3 tipos de grades de matérias que você pode encontrar no curso de Moda:
  • Curso de Moda focado em Arte / Estilismo: O foco do curso será arte, desenho e a criação de coleções de roupas, ideal para quem tem perfil sensível e criativo. O aluno também irá estudar muita teoria sobre a história da arte. É o curso de moda padrão, forma estilistas
  • Curso de Moda focado em Gestão: O foco do curso será a gestão de negócios, gestão de pessoas e de marketing, ideal para quem gosta de moda e tem um espírito de liderança e independência. É o curso de moda para quem quer abrir uma empresa, boutique ou confecção.
  • Cursos de Moda Direcionados: Há também cursos de moda bem específicos para quem sabe exatamente onde quer trabalhar, como, por exemplo, o curso de moda para o carnaval, onde o aluno vai estudar a aprender técnicas para desenhar alegorias ou então o curso de moda e fotografia.
     Durante o curso de moda o aluno terá de fazer muitos trabalhos práticos, em algumas faculdades inclusive, no trabalho de conclusão do curso terá de fazer uma coleção de roupas completa.

Grade Básica do Curso de Moda

  • Fotografia;
  • Desenho Artístico;
  • História da Arte;
  • Estilismo;
  • Marketing básico;
  • Antropologia;
  • Técnicas de Ourivesaria;
  • Psicologia básica;
  • Técnicas práticas de corte e costura;
  • Desfile e Modelismo.

Fonte: http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/moda/

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Hoje eu vou falar sobre o perfil que é preciso para atuar na área de moda 

QUAIS AS CARACTERÍSTICAS NECESSÁRIAS?

- liderança
- criatividade
- ser pesquisador
- saber trabalhar em equipe
- ter habilidades manuais
- conhecimento da anatomia humana
- ser conhecedor da história da arte
- observar de comportamentos

Qual o perfil ?

É um jovem que está sempre procurando ser diferente, na maneira em que se veste ou fala, nos produtos que usa. Há pessoas que nasceram para fazer tudo conforme as regras, enquanto outras precisam fugir delas para sentir bem. Este último é o caso de quem faz Artes e Design. Trata-se de um perfil de mentalidade inovadora, que não se acomoda.

Que competências ele precisa ter para se dar bem na área? É preciso saber desenhar para fazer Design?

    Ele precisa ser original e trazer respostas diferentes para os problemas, sempre fugindo do óbvio. Assim, é necessário que a pessoa tenha muita cultura para reconhecer o que é novo e o que já existe.
    Saber desenhar não significa necessariamente que a pessoa se dará bem na área – especialmente se ela não traz nada de novo. O mais importante é ter capacidade de imaginação e inovação. Existem áreas dentro do campo da arte e design em que não é preciso saber desenhar.
       O jovem precisa saber que existe o mundo da criação e o da produção, e é necessário haver uma ponte entre eles. No Design de Produto, por exemplo, não adianta fazer um desenho O maravilhoso, mas que não pode ser executado. Ele precisa ter a capacidade de trabalhar com materiais diferentes e fazer acontecer, pensando não só na criação, mas também na execução


Fonte : http://seumeunossoguardaroupa.blogspot.com.br/2014/09/perfil-que-voce-tem-de-ter-para-atuar.html

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